23 outubro, 2007

Livros de auto-ajuda

Livros de auto-ajuda ocupam cada vez mais espaço nas prateleiras das livrarias. Não conheço uma pessoa que, pelo menos uma vez, não tenha lido um. O interessante é que esses livros contêm ensinamentos básicos, sabidos por todos. Mesmo assim, viram best sellers. Por que vendem tanto? Acho que é porque sabemos de tudo aquilo, mas precisamos de alguém para nos lembrar.

“Sorria, acorde tendo pensamentos positivos e você atrairá sentimentos positivos durante todo o dia”. Você lê uma frase desse tipo. Então, coloca em prática e pensa que descobriu a pólvora. Fica feliz da vida. Indica aquele livro “ma-ra-vi-lho-so”, que tem mudado a sua vida, para seus amigos, colegas de trabalho e parentes.

Virou moda... Então, diante de tantos títulos, tanta concorrência, os autores têm buscado inovar. Ensinando exercícios. Criando etapas de crescimento e mudanças para a vida pessoal e profissional dos leitores. “O Segredo” está entre essas inovações. Uma releitura de livro de auto-ajuda. Tá bem vai! Foi útil para mim, não vou negar... Hoje, as pessoas andam tão estressadas e cansadas de tudo... Ler uma coisinha animadora numa fase difícil promove bem-estar, não é?

O complicado é, na verdade, a bizarrice da indústria cultural. É constatar nas lojas a mesma bobagem que ocorreu após o lançamento de “O Código Da Vinci”. Outros autores começam a lançar títulos aprofundando e/ou discordando do primeiro livro, pegando a carona do sucesso. Eu já vi um novo livro que fala do “segredo”! Por favor, não vamos perder mais tempo com isso... Afinal, como diria um bom livro de auto-ajuda, “Experimente coisas novas diariamente. A novidade estimula o desenvolvimento do cérebro”.

Ingrid Dragone



Um comentário:

Hugo disse...

Ingrid , massa seu blog, não sabia q vc escrevia tão bem (jornalista).

Apesar de tudo que tem em um livro de auto-ajuda, ja sabemos de có e saltiado, sempre temos aquele de cabeceira, que é a primeira coisa que se ler quando acorda, pra dar uma certa coragem de enfrentar o resto do dia. . .. .

um bjo . ..adoro vc